Portal de Notícias da Cidade de Fonte Boa - Amazonas - Brasil

Notícias/Fonte Boa

NAS BARRANCAS DO SOLIMÕES PARA O MUNDO VER: CORAJOSO X TIRA-PROSA

Fonte Boa se veste de azul e Vermelho para celebrar o segundo melhor Festival de Bois do Amazonas e a maior manifestação folclórica do médio e alto Solimões.

NAS BARRANCAS DO SOLIMÕES PARA O MUNDO VER: CORAJOSO X TIRA-PROSA
Imagens: Organização do evento/Comissões do bumbas.
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Na noite desta segunda-feira (4), ocorreu a abertura do XXXVII Festival dos Bois Bumbas de Fonte Boa (680Km da capital). Após passar uma longa temporada paralisado por vários motivos, um deles a pandemia. O festival retornou ano passado com força total, e neste ano tem sua sequência garantida pela Prefeitura local, através do empenho do atual Prefeito, Gilberto Lisboa (Biquinho), que com muita responsabilidade conseguiu disponibilizar os recursos necessários para que as duas agremiações pudessem se produzir para essa disputa.

De outro lado as comissões dos bumbas, estão de parabéns pelo compromisso com a cultura local, empenharam-se em com pouco recurso e pouco mais de 15 dias de preparação, cumprir sua missão e levado alegria ao povo fonteboense e a todos que estão se fazendo presentes vindos de outros municípios.

1ª NOITE DE APRESENTAÇÃO

A apresentação do Boi Tira-Prosa, primeiro a se apresentar, iniciou com aproximadamente 1h de atraso, devido a organização do evento disponibilizar um tempo a mais para a montagem e preparação do som.

O vermelho e branco da cidade velha, trouxe para arena Dan-Dan a primeira parte do Tema 2023. “Luta, resistência e liberdade”. Uma temática amazônica que procurou explorar a luta e a resistência dos nossos povos indígenas meio a presença de conquistadores Espanhóis e Portugueses, apresentando como símbolo maior Ajuricaba. Um líder da nação indígena dos manaós no início do século XVIII. Revoltou-se contra os colonizadores portugueses, negando-se a servir como escravo. Deste modo, se tornou um símbolo de resistência e liberdade. Retratou Ajuricaba liderando guerreiros contra as forças invasoras portuguesas. Com caravelas e um momento coreográfico especial, conseguiu passar sua mensagem aos jurados e também para galera que aguardava ansiosa para brincar de boi.

Já na madrugada desta terça-feira (05), entrou na arena o Boi da cidade nova, Boi Corajoso, para levantar a sua galera azulada e fazer vibrar de emoção o Bumbódromo. Com o tema. “Fonteboense, um povo Corajoso”. Na sua primeira apresentação o boi corajoso fez ecoar um canto ufanista do seu povo de ribanceira. Gente de luta e de garra que a pesar dos desafios faz festa, expressando sua paixão por um ente que lhe permite transfigurar em arte seu jeito de ser, sentir, viver e amar. Corajoso teve vários momentos de destaques, mas a lenda do matintaperera e a entrada do cenário da igreja de nossa Senhora de Guadalupe que representou a fé e a devoção do fonteboense, fez claramente referência ao tema. Encerrando a apresentação a torcida azulina deixou o Dan-Dan brincando de boi literalmente satisfeita.

Construindo um paralelo entre as duas apresentações, não dá pra cravar quem levou a melhor, tudo ficará por conta dos jurados com suas visões técnicas mais apurada, pois as vezes nos corações apaixonados dos torcedores sempre o desejo da vitória e a emoção de ver seu boi na arena já garante um título para cada um a parte.

Há de se destacar a garra e a dedicação da Secretaria de cultura (SECULT) através de toda a sua equipe, que mais uma vez fez a diferença. E também as demais Secretarias municipais envolvidas neste grandioso evento, que ajuda a dar segurança, saúde, organização e mais tranquilidade para o público em geral participar do festival.

Na noite desta terça-feira (5/9), o dois pra lá, dois pra cá. Dará uma folga para descontração dos visitantes, que poderão curtir no Centro de Convenções Dan-Dan ritmos variados com bandas locais e artistas convidados.

E amanhã se dará o encerramento da disputa dos bumbas, com a segunda noite de apresentação. A sequência de amanhã será a seguinte:

Às 21h – Boi Bumba Corajoso;

Às 00:45h – Boi bumba Tira-Prosa.

 

 

FONTE/CRÉDITOS: Redação Fboa em Tempo.

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!