Portal de Notícias da Cidade de Fonte Boa - Amazonas - Brasil

Notícias/Fonte Boa

O município de Fonte Boa (680km de Manaus), entrou em situação de emergência por causa da seca do Rio Solimões

Caso o Rio Solimões continue secando Fonte Boa ficará totalmente isolada, com grande dificuldade de abastecimento.

O município de Fonte Boa (680km de Manaus), entrou em situação de emergência por causa da seca do Rio Solimões
Imagens: Janderson Oliveira (SEMPAB).
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Prefeito de Fonte Boa, Gilberto Lisboa (Biquinho), decretou no início deste mês Situação de Emergência, em toda a área do município devido a severa seca do Rio Solimões. O fenômeno que vem prejudicando todos os municípios do Alto e médio Solimões, pode deixar o município fonteboense com grandes dificuldades no abastecimento principalmente de comida, combustível, medicamentos e produtos essenciais.

O motivo maior é que o canal do rio passa pelo outro lado do município e devido as praias que saíram do meio para o porto da cidade, já quase não permitem a navegação até mesmo de canoa.

Entenda o fenômeno:

A Seca de 2024 é a maior e mais intensa no Brasil desde 1950, segundo análise do Cemaden. Monitoramento do Cemaden mostra que o Brasil está passando pela seca mais abrangente e mais intensa em mais de 70 anos.

Outro dado preocupante trazido pelo CEMADEN é que esta seca, além de cobrir a maior área, também é a mais intensa desde 1950. Dados sobre a área total do Brasil do índice SPEI (Índice de Precipitação-Evapotranspiração Padronizado), que mede o balanço entre a quantidade de água que chove e a quantidade de água que é evaporada do solo e liberada pelas plantas, indicam que estamos vivendo um período com predomínio seco desde os anos 1990, mas que a maior intensidade do fenômeno ao longo destas mais de sete décadas está ocorrendo agora, em 2024.

Em comparação com outros anos secos importantes, como 1998, 2015 e 2020, o ano de 2024 não só apresenta uma intensidade maior da seca, como também uma área coberta muito maior (destacando-se as secas severas e extremas), como mostra o gráfico acima.

Esta condição extrema no país está associada tanto a oscilações naturais do clima terrestre, como o El Niño Oscilação Sul e a Oscilação Multidecadal do Atlântico, como também às mudanças climáticas e ações antropogênicas.

As mudanças climáticas, causadas pela ação humana (antropogênica), torna estes eventos extremos mais frequentes, e mais fortes. Este é um padrão que já vem sendo observado nos últimos anos, e tende a se tornar cada vez mais comum em um planeta que está passando por um processo anômalo de aquecimento global.

PERSPECTIVAS PARA O RELATÓRIO DO MÊS DE SETEMBRO:

A expectativa para o relatório do CEMADEN sobre a situação da seca no Brasil não é nada animadora.

A temperatura da superfície do mar no Oceano Atlântico, mais quente que o normal, provavelmente causará um atraso na chegada da estação chuvosa, agravando ainda mais a condição de seca ao longo de todo este mês. Podem ocorrer episódios de chuva na segunda quinzena, mas não será suficiente para reverter o quadro que vem se apresentando.

Em Fonte Boa:

O Decreto de Situação de Emergência será valido por 180 dias. O mesmo, autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob o comando da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC. Autoriza ainda, convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre, sob o comando da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil - COMDEC.

Assista o vídeo feito com Drone no Porto da Baré, nesta manhã do dia (13):

Leia o Decreto na integra:

https://www.fonteboaemtempo.com.br/uploads/arquivos/2024/09/decreto-situacao-de-emergencia.pdf

FONTE/CRÉDITOS: Redação Fboa em Tempo / Comaden.
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!