Portal de Notícias da Cidade de Fonte Boa - Amazonas - Brasil

Notícias/Fonte Boa

Seca histórica faz Prefeitura de Fonte Boa improvisar um porto alternativo

As máquinas da Secretaria de Obras começaram a recuperar uma antiga estrada que leva a ´margem de uma parte mais funda do Rio Solimões, onde será improvisado um porto.

Seca histórica faz Prefeitura de Fonte Boa improvisar um porto alternativo
Imagens: Redação.
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Seca histórica no alto Solimões vem afetando principalmente o transporte fluvial no município de Fonte Boa (680 Km de Manaus). A chegada e a saída de passageiros e mercadorias estão bastante complicadas, devido ao Porto da Cidade se encontrar totalmente isolado por cousa de uma imensa praia que saiu na frente da cidade.

Os prejuízos já são incalculáveis, pessoas que necessitam se descolar para outros cantos da região, principalmente a Manaus em busca de tratamento, têm suas viagens adiadas, pois fica muito difícil enfrentar a maratona de seguir por aproximadamente 1km andando sobre a praia e arrastando canoas nas partes rasas.

Tentando solucionar este isolamento, a Prefeitura de Fonte Boa, através da Secretaria de Obras, iniciou na manhã de hoje (19), a reabertura de uma estrada que a anos estava abandonada. De acordo com o Secretário, Jaison Barbosa, foram feitos levantamentos e o caminho que leva a antiga Serraria do Sr. Chico Siqueira, termina em um ponto próximo a uma parte funda do Rio Solimões, que dará acesso a fixação de uma balsa no local, e possibilitará o embarque e desembarque de passageiros e mercadorias. Ainda de acordo com Jaison Barbosa, se não chover durante esses dias, em 8 dias o trabalho já estará concluído e o porto provisório operando.

O acesso a este porto alternativo. Se dará pela estrada do Bairro de São Francisco – I, e vai até a proximidade do local conhecido como “BOCA DO IGARAPÉ DO SEU LEONARDO”. Presente nesta operação o Engenheiro, Marcio Coelho, falou sobre o levantamento feito no terreno, de acordo com ele, a maior parte do trajeto, que tem aproximadamente 1500m, do Bairro de São Francisco até o local do porto, já se encontra com uma pequena estrada feita, faltando apenas algumas partes a serem limpas e recapeadas com barro arenoso.

O Secretário Jaison Barbosa, fez questão de deixar registrado seus agradecimentos a Empresária França e ao Empresário Assis Albuquerque, pela parceria visando o beneficio do povo fonteboense.

A notícia repercutiu bem, junto a comerciantes e a população local, pois a cada dia devido à estiagem o rio vem secando mais ainda, e já causa preocupação principalmente com o abastecimento de alimentos, medicamentos e combustível.

Outras imagens do 1º dia da abertura da estrada rumo ao porto alternativo:

FONTE/CRÉDITOS: Redação Fboa em Tempo

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!