Uma audiência pública para tratar sobre a segurança da cidade foi realizada na Câmara de Fonte Boa no dia, 10 de outubro. O evento foi organizado em conjunto com a comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, atendendo a demanda de munícipes que não conseguem mais viver seu dia normalmente com tantos roubos, furtos e tráfico de drogas que afetam grande parte da sociedade. Estiveram presentes o Prefeito Municipal em Exercício, Dr. Alailson Lisboa, o Presidente da Câmara Municipal, Sebastião Filho (Sabá do Tinho), Delegado de Polícia Civil, Jacob Moraes, representantes da Guarnição de Policia Militar (GPM) CMTE TEN. Ricardo Santos, e representantes da Guarda Municipal (GM), pastor Jason Freitas, Padre Mario, professores, representantes da sociedade civil organizada e demais Vereadores.
O evento contou ainda com a ilustre presença do Deputado Estadual, Dan Câmara (Comandante Dan), que tem uma vasta experiência na área de segurança pública no Estado do Amazonas
A solenidade foi dirigida pelo presidente da Câmara, Sebastiao Filho, que destacou no início dos trabalhos que o objetivo e a expectativa seria de encontrar soluções para os problemas de segurança na cidade. Ele ressaltou a importância de reunir esforços para melhorar a situação.
O Prefeito em exercício, Dr. Alailson, usou da palavra para enfatizar a importância da união de todos na resolução dos problemas de segurança pública e a necessidade de uma atuação conjunta para combater a criminalidade que se instalou em Fonte Boa.
Em seu pronunciamento o Deputado Estadual Comandante Dan, destacou a situação de municípios como Iranduba e Tabatinga, que também enfrentam altos índices de violência no Amazonas. Ele também abordou a aprovação da política nacional de segurança pública e do plano nacional de segurança pública, que incorporam os municípios como parte integral do sistema de segurança no Brasil. No entanto, ressaltou que alguns municípios ainda não atendem aos critérios estabelecidos por essas leis.
O Deputado fez questão de salientar que a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, desenvolveu uma cartilha destinada a todos os municípios, fornecendo informações sobre a implementação do sistema único de segurança pública a nível municipal. Ele enfatizou ainda a legalidade e necessidade desse processo, juntamente com várias minutas e leis que podem ser usadas para esse fim.
O Padre Mario, agradeceu a presença de todos e também contribuiu com perguntas ao deputado Dan. Professores, membros da sociedade civil e até vítimas de roubos fizeram questionamentos e solicitaram soluções para combater a onda de crimes, assaltos e tráfico de drogas em Fonte Boa.
Dentre tantos assuntos relacionados a falta de segurança no município, houveram pedidos de melhoria na atuação da guarda municipal, reclamações sobre o efetivo policial reduzido (Aumento no número de policiais), falta de um posto fixo da polícia militar, pois segundo as reclamações quando se busca pela polícia militar, não se sabe onde encontrada, e vários questionamentos sobre a soltura rápida de criminosos pela justiça, a polícia prende e no outro dia a justiça solta.
Os demais Vereadores do município também fizeram questão de se manifestar sobre o assunto, que segundo eles não é uma questão só da cidade, mas atinge também a Zona Rural.
As autoridades presentes foram unanimes em lamentaram a ausência de representantes do poder judiciário, que poderiam ter esclarecido muitas das questões levantadas a plenária.
A audiência durou aproximadamente três horas, e antes de encerrar a sua participação o Deputado Comandante Dan, destacou a necessidade de uma presença ostensiva e eficaz das autoridades públicas, juntamente com a implantação da municipalização da segurança e a valorização da defesa social, conforme previsto na Lei nº 13.675 de 2018, que regulamenta o Sistema Único de Segurança Pública e Defesa Social. Segundo ele, a audiência resultará em ações conjuntas com as autoridades estaduais, e deixou manifestada a intenção de retornar ao município para acompanhar o progresso na resolução dos problemas de segurança.
Finalmente, o parlamentar destacou a importância de que todos sejam responsáveis pela segurança do município, enfatizando que é um esforço coletivo que requer planejamento, trabalho e participação de todas as esferas da sociedade.