A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 59ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Japurá, (744Km de Manaus) , com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Japurá, resgatou, na ultima sexta-feira (17/10), 158 quelônios que estavam em uma balsa, atracada no porto do município.
De acordo com informações do Delegado Jandervan Lima da Rocha, durante diligências nas proximidades do porto, a equipe policial avistou diversos quelônios das espécies tracajá, Iaçá e cabeçudo. “Após a devida contagem, foi identificado um total de 158 animais. Diante da situação, os animais foram resgatados e as providências cabíveis foram adotadas conforme a legislação ambiental vigente”, disse o delegado.
Ainda segundo o Delegado, na manhã de sábado (18/10), foram efetuadas a solturas dos animais que foram devolvidos à natureza, retornando com segurança ao seu habitat natural. “A PC-AM seguirá investigando o caso para identificar os responsáveis pelo crime ambiental, visto que, no momento da ação não foi identificado nenhum responsável pelo crime”, falou o delegado.
