A poucas horas do desfile a comunidade ainda faz os últimos preparativos e ajustes para sua apresentação de logo mais.
Neste ano o bloco vem com o tema “Dona Francisquinha: a trajetória de um anjo”. Representado em 12 alas e 2 carros alegóricos.
Segundo o Sr. Edilson Lopes, Presidente do Morro de Fome, o Bloco vai brigar pelo título. “A nossa expectativa para o ano de 2024 são as melhores possíveis, o nosso sentimento é de disputa indo em busca da Vitória”. Destacou.
Ainda de acordo com Edilson o bloco vem organizado e o Enredo será um diferencial no desfile. “O bloco vem muito organizado como sempre, e traz um tema enfático que homenageia uma personagem que deu muito orgulho ao nosso município, na área da saúde, assim estamos trabalhando para sermos campeões”. Salientou Edilson.
Um breve histórico do Bloco Morro de fome, mas não trabalho.
O Bloco foi criado na década de 90, no Bairro de São Francisco – I. Através de uma simples brincadeira entre amigos, onde naqueles encontros da tarde, em conversas divertidas na casa de um amigo, onde havia muitos jovens, os pais desses mandou que eles fossem trabalhar, quando um deles exclamou: Morro de fome, mas não trabalho! Isso serviu de referências para na época do carnaval, para que eles se reunissem e desfilassem nas ruas da cidade. A partir daí nos sucessivos anos o bloco foi crescendo, se tornando patrimônio do Bairro São Francisco - I , sob a Presidência de Edilson Lopes, se tornando o bloco mais campeão do carnaval fonteboense. O bloco hoje arrasta multidão levando mais de 500 integrantes.
O Centro de convenções Dan-Dan, será o palco nesta terça-feira feira gorda de carnaval, do desfile dos Blocos, a partir da 19hs. Além do Bloco Morre de Fome, ainda serão destaque na passarela do carnaval os Blocos:
Rosas Negras; Os Bodozeiros; Os boêmios; Bloco da Val; Mukifo e a irreverência do Bloco das Piranhas.
Um breve histórico de Dona Francisquinha, encaminhado pela família:
Francisca Mustafá Paes de Lemos, nasceu em 25/07/1925, em Carauari-AM; Filiação: Nazaré da Conceição Mustafá (Carauari-AM) e de José Mustafá (Beyruth-Sírio Libanês), naturalizado brasileiro); irmãos: José Mustaffa, Francisco, Maria, Sebastião, João, Raimunda e Maria da Conceição.
Esposo: Manuel Paes de Lemos (Fonte Boa-AM), com quem teve 8 filhos: Lázara, Lazete, Latife, Lázaro, Luquesia, Lazildo, Laemanuel e Lutero, além dos filhos do coração: Graça, Lazete, Alcemiir, Francisco Paes, Jovaney, Cosmo, Ludiane e Antônia Rebouças, além de muitos munícipes.
Netos: Lituânia (Cosmo), Lílian (Lucas), Luzianea (Eri), Leandro (Adriane), Lenarte (Karine), Emmanuelle (Paulo), Luana (Elias), Larissa e Laemanuel Filho; Sobrinhas neta: Aline, Raquel e Priscila. Bisnetos: Leonan, Patrick, Layane Husbeld, Lender, Lorenzo e Lucas Victor, Calebe, David e Samuel. Sobrinhos: Angela, Francisca Husbeld, José Júnior, José Maria e Zarife, Noemia Filha, Chaguinha, Joaquim, Suzete, Izete, Edson e Elizabeth. e de muitos conterrâneos que tiveram a mesma vivência e consideração.
Francisca ainda jovem, veio morar em Fonte Boa em 1946, e em 30/03/2010, recebeu o título de cidadã honorária Fonteboense, cujo título já existia na sua forma de viver e trabalhar nesta terra.
Aprendeu com seu amado esposo e com livros da medicina onde não havia médicos, o nobre ofício de cuidar das pessoas enfermas: com zelo, dedicação, competência, garra e determinação, tudo regado de amor, doação, sem cobrar nada de ninguém, com espírito voluntariado, inclusive consulta, muitas vezes, com a doação de medicamentos às pessoas carentes, sem contar que à época os recursos eram muito escassos, em meio à uma sociedade carente, de algo vital, para o bem-estar físico, mental e social, a medicina no tratamento geral.
Esta mulher teve como marca forte: a doçura de uma super mãe, a perseverança, a generosidade, a delicadeza e o coração cheio de amor: formando um legado incontestável, reconhecido pela população Fonteboense na seguinte afirmação: Dona Francisquinha é a Médica das Crianças! A Médica do Povo de Fonte Boa! Uma mulher bondosa, delicada e muito generosa!
Assim, agradecidos à Deus por seus 98 anos de vida terrena, expressamos a nossa eterna gratidão à Deus, à ela e a todos pelos anos vividos!
Peço a Deus que abençoe a todos!
Carinhosamente,
Familiares de Francisca Mustafá Paes de Lemos.