Na tarde desta terça-feira (20), a polícia civil do Amazonas no município de Coari, atendendo uma denúncia feita por um Partido de Oposição ao grupo político do atual Prefeito de Fonte Boa, Gilberto Lisboa (Biquinho), fez uma abordagem na lancha Cristal, onde seguia para casa o Prefeito acompanhado da Primeira-Dama, retornando ao município após cumprir agenda na Capital.
Segundo os policiais houve uma denúncia de que Biquinho estaria retornando de Manaus transportando uma mala com aproximadamente R$ 500 mil reais, e o objetivo do dinheiro seria compra de votos para seu candidato à sucessão nas eleições municipal. Feita a abordagem, os policiais constataram que a informação era falsa, pois foram encontrados com o Prefeito o valor de R$ 35 mil apenas, oriundos do seu salário e do salário de sua esposa, o destino do recurso seria para pagamento de despesas familiares com empregados, comércio, luz, água, internet, dentre outras.
Logo em seguida Gilberto fez questão de ir até a Delegacia do município de Coari, para declarar o que havia afirmado e registrar um boletim de ocorrência, orientado pela sua assessoria jurídica, visando futuros processos contra o autor da falsa denúncia, por calúnia, difamação, danos morais. E ainda por se tratar claramente da intenção de atingi-lo politicamente, cabendo representação a justiça eleitoral.
Denunciar falsamente alguém da prática de crime, infração disciplinar ou ato de improbidade é crime, definido no Código Penal como denunciação caluniosa. Para ser configurado, a pessoa deve atribuir um crime à pessoa que sabe que é inocente. Diz claramente o artigo 339 do Código Penal.
Devido ao ocorrido a lancha Cristal seguiu viagem e o Prefeito após passar por este constrangimento, teve de ficar o pernoitar em Coari, seguindo para Fonte Boa em uma aeronave no final desta quarta-feira (21).
A assessoria jurídica do Prefeito se manifestou, informando que todos os fatos serão analisados para se chegar ao autor dessa denúncia infundada, para que ele seja responsabilizado e arque com todos os danos causados ao Prefeito, morais e financeiros.