Portal de Notícias da Cidade de Fonte Boa - Amazonas - Brasil

Notícias/Política

Deputados protocolam pedido de impeachment de Lula por 8 de janeiro

Mesmo informado sobre manifestações, governo petista foi omisso para conter invasão, afirmam parlamentares.

Deputados protocolam pedido de impeachment de Lula por 8 de janeiro
Confronto entre vândalos e forças de segurança: cenas da invasão e destruição às sedes dos Poderes não têm precedente na história recente nacional (Matheus Alves/Picture Alliance/Getty Images)
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Um grupo de 42 deputados apresentou um pedido de impeachment do Presidente Lula na Câmara Federal, alegando que o governo foi omisso em conter os atos violentos ocorridos em 8 de janeiro de 2022.

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) havia alertado o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e o Ministério da Justiça sobre o risco de invasões a prédios públicos durante o fim de semana, mas nada foi feito para impedir os atos de vandalismo no Planalto, Congresso e STF.

O então chefe do GSI, general Gonçalves Dias, teria interagido com os manifestantes, chegando a oferecer água aos invasores do Palácio do Planalto. Dias exonerou-se do cargo após a revelação das imagens em que aparece na cena do crime.

Os deputados afirmam que Lula violou a Lei 1.079/1950, que trata dos crimes de responsabilidade e do processo de julgamento para a perda do cargo.

 

 

FONTE/CRÉDITOS: Ampost / REDAÇÃO

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!