Portal de Notícias da Cidade de Fonte Boa - Amazonas - Brasil

Notícias/Amazonas

Rio Solimões começa a subir mas Rio Negro mantém descida

A subida do rio pode indicar o início da recuperação da vazante, influenciando principalmente Manaus, onde o Solimões se encontra com o rio Negro.

Rio Solimões começa a subir mas Rio Negro mantém descida
Rio Solimões começa a subir e aponta esperança do fim da vazante histórica no Amazonas.
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Rio Solimões registrou 11 centímetros de subida de segunda para esta terça-feira (17/10), reflexo dos rios peruanos Maranon e Ucaialy.

O rio Negro continua em descida, após registrar a maior vazante da história. Hoje ele chegou a cota de 13,49m.

A subida do rio pode indicar o início da recuperação da vazante, influenciando principalmente Manaus, onde o Solimões se encontra com o rio Negro.

De acordo com o governo do Amazonas, a Hidrelétrica de Santo Antônio, no rio Madeira, voltou a operar devido ao aumento no volume de água vindo dos rios das cabeceiras, provocado pelas últimas chuvas.

A Usina estava sem operar desde 1º de outubro.

Segundo a pesquisadora Jussara Cury, do Serviço Geológico do Brasil, o rio Madeira apresenta um comportamento de descida que atinge as mínimas normalmente entre a ultima semana de setembro e primeira quinzena de outubro.

“O madeira fica na Bacia hidrológica do Amazonas mas na parte mais centro-sul, tem regime diferenciado do Rio Negro, pois é mais estreito e tem uma resposta mais rápida em relação a precipitação. É comum sim (a subida do rio Solimões), pois a vazante do Solimões começou antes. Essa subida influencia mais aqui na região de Manaus onde os rios se encontram”, informou.

Ainda conforme a pesquisadora, pela série de dados, o pico da vazante no alto Solimões geralmente é na primeira quinzena de outubro, portanto, essa subida de Tabatinga pode indicar o início da recuperação.

FONTE/CRÉDITOS: Redação Fboa em Tempo via realtime1

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!